Tabela - Ocorrência Acadêmica
Tabela contendo as descrições e características das ocorrências acadêmicas que podem acontecer na vida escolar dos Alunos. O registro das ocorrências indica, de modo simplificado, o que ocorre com o Aluno em cada período letivo que o mesmo está vinculado à Instituição de Ensino. Acessível pelo menu Tabela > Registro Escolar > Ocorrência Acadêmica, do Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.
A inserção de dados nesta tabela é pré-requisito para a informação das ocorrências acadêmicas dos Alunos (menu Registro Escolar > Ocorrências, do Sagres Acadêmico, no perfil do Secretário).
- Descrição – descrição da ocorrência
- Situação – Situação do Aluno que pode ter essa ocorrência:
- Ativo Matriculado.
- Ativo Não Matriculado
- Inativo
- Período – indicação se deve ou não considerar o período com essa ocorrência no cálculo da permanência do Aluno no currículo do curso, para verificar se o prazo máximo que o Aluno tem para fazer o curso, está sendo respeitado .
- Histórico – indicação se a ocorrência deve ou não aparecer no Histórico do Aluno .
- Uso do Sistema – indicação se a ocorrência será ou não utilizada de forma automática pelo sistema
- Ocorrência disponível – indicação se a ocorrência ficará ou não disponível para o usuário .
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova ocorrência acadêmica. O botão Remover permitirá que o usuário elimine da interface uma ou mais ocorrências já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Inclusão de uma Ocorrência Acadêmica
Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a interface Detalhe Ocorrência Acadêmica. Essa interface possui 2 pastas: Ocorrência e Limite de Utilização.
Ao concluir, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Alteração de uma Ocorrência Acadêmica
Para alterar uma ocorrência acadêmica, o usuário deverá clicar sobre a ocorrência a ser alterada (coluna Descrição), para que o sistema apresente os dados da ocorrência na interface Detalhe Ocorrência Acadêmica, onde o usuário deverá fazer as alterações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Exclusão de uma Ocorrência Acadêmica/Restauração das informações
Para excluir uma ou mais ocorrências acadêmicas o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as ocorrências a serem excluídas na interface Ocorrência Acadêmica, ou se quiser excluir todos as ocorrências exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição, Situação, Período, Histórico, Uso do Sistema e Ocorrência disponível para que o sistema marque as ocorrências, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.
Observações