Professores por Disciplinas e Turmas
Tela emissão do relatório com lista de disciplinas/turmas que os professores estão alocados a no período letivo. Acessível pelo menu Relatório > Professor > Professores por Disciplinas e Turmas.
Pré-requisitos para o relatório ser exibido:
- As turmas devem ter sido criadas no período Letivo atual ⇒ Turmas de Alunos;
- Os professores devem estar em sala de aula ⇒ devem ter sido alocados, no período letivo atual, a alguma Turmas de Alunos, na pasta Alocação de Professores;
- Professores de Turmas regulares;
- Professores de salas de recurso (Educação Especial) ⇒ em Turmas de Alunos, a caixa de texto “Turma de atendimento especializado” na tela inicial deve estar marcada;
- Monitores de oficinas do programa mais educação ⇒ Em Turmas de Alunos, pasta Turma de Alunos, a caixa de texto “Programa mais Educação” deve estar selecionada e os monitores alocados na pasta Oficinas.
- Professores devem estar ativos na instituição, no período Letivo ⇒ Não ter afastamento definitivo no período letivo (aposentados, falecidos, demissão…) ⇒ Módulo SAGRES Gestão de Pessoal, tela de cadastro de Servidores, pasta Servidor, campo Desligamento não deve estar preenchido;
- Professores não devem estar afastado temporariamente (licença saúde, emprestados outros órgãos…) ;
Ao clicar no menu acima, a aplicação abre a tela inicial:
Na parte superior, filtramos o Período Letivo, Turnos das turmas e a opção de impressão.
- Período Letivo – O Usuário deve selecionar o período letivo. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos cadastrados no sistema. Se o marcador de texto “Listar apenas períodos vigentes” estiver marcado, são exibidos os períodos que na tabela tem o marcador de texto “Vigente” marcado. Quando a tela é carregada é exibido o período letivo configurado como padrão no menu Configurações > Seleciona Período Letivo.
- Turno – selecione um ou mais turnos das turmas
- Opção de Impressão
- Por Unidade de Ensino – relatório de todos professores Unidade de Ensino informada. Informe a Unidade de Ensino, cujo campo é do tipo auto completar – possui o ícone no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (Unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione a Escola desejada.
- Por Professor – Relatório do Professor informado, em todas as Unidades de Ensino que leciona na Instituição. Informe o nome do professor cujo campo é do tipo auto completar – possui o ícone no final do campo. Clique no campo professor e informe pelo menos dois caracteres existentes nome do professor que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de professores cadastrados que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione o professor que deseja emitir o relatório.
Na parte inferior, Seleção de contexto, é possível filtrar Curso, Ano/Série, Turma e Disciplina da opção de impressão informada na parte superior.
A seleção de contexto que é dividida em duas áreas:
- Na área esquerda, são exibidos os Cursos, Ano/Série, Turmas e Disciplinas
- Na área direita são apresentados filtros selecionados para emissão do relatório
- Curso – Selecione o curso na lista de Cursos da instituição, como, por exemplo:
- Educação Infantil;
- Educação Infantil – Pré-escola;
- Ensino Fundamental 9 Anos;
- EJA – Fundamental Presencial.
- Ano/ Série – Selecione a Série oferecida pelo Curso na Unidade de Ensino.
- Turma – Selecione a Turma oferecida o pela Série do Curso, na Unidade de Ensino, exibida na lista do menu.
- Disciplina – Selecione o Componente Curricular (Disciplina) da lista.
Para selecionarmos cursos, clicamos no nome do curso na área esquerda e acionamos o botão Adicionar Filtro. Se optarmos em considerar todos os cursos, selecionamos todos os nomes de cursos e acionamos o botão Adicionar Filtro. Os cursos selecionados serão movidas para a área direita e, serão considerados para a geração do relatório;
Se marcarmos alguns cursos, e acionarmos o botão Adicionar Filtro, somente os cursos selecionados, movidos para área direita serão considerados na geração do relatório.
Se não selecionar filtros da área de contexto, todos os itens serão considerados no relatório.
Para remover cursos selecionados na área direita, marque-os, e, acione o botão Remover Filtro.
Logo após, definir os filtros que participarão do relatório, solicitar a geração do relatório acionando o botão Exibir Relatório. O relatório será visualizado.
Impressão do Relatório / Salvar Cópia
Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
- Ocorre esta mensagem quando não existem dados que atendam aos filtros informados:
- Ocorre esta mensagem quando o usuário não informa a Unidade de Ensino: