Manual Sagres

Montar Fórmula

Tela do SAGRES Diário para atribuição de peso utilizados para o cálculo de notas.

Para acessar essa interface, é necessário conectar-se através do perfil do Professor, Secretario ou Gestor. Ao acessar o portal, o usuário deverá clicar sobre o menu Portal do Secretário, depois selecionar a opção Menu (ao lado direito da tela) e selecionar a opção Montar Fórmulas, no SAGRES Diário, conforme destacado abaixo:

​​​​Interface Inicial SAGRES Diário​

Após seguir os passos indicados, o usuário será direcionado para a Interface Montar Fórmula, onde é possível montar a fórmula de avaliação (fórmula livre) para atividades curriculares (disciplinas) que são compostas por mais de uma atividade pedagógica que registre nota, desde que a Instituição trabalhe com fórmula livre.

O usuário deve considerar os seguintes aspectos antes de utilizar esta rotina: 
  • Indicar por parâmetro se a Instituição trabalha com fórmula livre;
  • Indicar por parâmetro se a Instituição trabalha com cadastro de avaliações automático;
  • A atividade curricular deve ter mais de uma atividade pedagógica que registra nota;
  • Definir o número padrão de grupos de avaliação que a Instituição utilizará;
  • Definir peso do grupo de avaliações quando a fórmula for livre;
  • Indicar se a Instituição permitirá cadastrar as descrições (nomes) das avaliações resumidos;
  • Indicar como será denominado cada grupo de avaliação na Instituição.
   Atenção
 
 O usuário deve verificar com o Gestor do Sistema quais são os valores definidos para os parâmetros e configurações que afetam o funcionamento desta interface.
 
Atualmente, as definições e configurações das atividades curriculares/atividades pedagógicas e das classes/turmas oferecidas na Instituição ainda são feitas no Sagres Acadêmico (menu Cadastro > Currículo > Disciplina e nos menus Planejamento > Oferta de Classe e Planejamento > Oferta de Turma, respectivamente). Essas definições são pré-requisitos para a execução desta rotina.
 
O sistema possui a opção de cadastrar as avaliações de uma classe de forma automática quando acessamos pela primeira vez a interface Notas (menu Acompanhamento > Notas, do Sagres Diário, no perfil do Professor ou do Secretário) ou a interface Montar Fórmula, em classes que NÃO possuem avaliações cadastradas. Neste caso, o parâmetro que indica que o cadastro de avaliações deve ser automático precisa estar sinalizado. Esse parâmetro também é válido para o cadastro de avaliações em instituições que utilizam Fórmula Livre.
 
 
Conceito de Grupo
 
As Instituições que usam fórmula livre trabalham com o conceito de Grupo. O conceito de Grupo é semelhante ao conceito de Unidade. Por exemplo: o Grupo 1 é formado por todas as primeiras avaliações das classes que formam a turma, o Grupo 2 é formado por todas as segundas avaliações das classes que formam a turma, e assim sucessivamente.
   Nota

 Para calcular a nota de um Grupo é preciso calcular o somatório dos produtos de cada nota das avaliações que fazem parte do Grupo (Grupo 1 são as primeiras avaliações das classes que compõem a turma, Grupo 2 são as segundas avaliações das classes que compõem a turma etc.), vezes o peso associado às avaliações, dividido pelo somatório de todos os pesos considerados no primeiro passo. Assim, a média da turma é o somatório das diversas notas dos grupos, dividido pelo numero de grupos.
 
 
Para instituições que utilizam Fórmula Livre e que utilizam a geração automática das avaliações, ao acessar a interface de Notas ou a interface Montar Fórmula, as avaliações serão geradas automaticamente. 
 
As avaliações serão geradas de acordo com os seguintes parâmetros:
  • número de grupos de avaliações (padrão = 3);
  • peso do grupo de avaliações (padrão = 1). 
O cálculo do número de avaliações é dado por quantidade de grupos quantidade de atividades pedagógicas da atividade.
  Nota

 Para instituições que NÃO usam Fórmula Livre, a quantidade de avaliações cadastradas automaticamente é definida pela quantidade mínima de avaliações, definida pelo Programa de avaliação da Instituição (menu Cadastro > Programa de Avaliação da Instituição, do Sagres Diário, no perfil do Secretário) ou pelo Programa de avaliação da disciplina (menu Cadastro > Programa de avaliação da disciplina, do Sagres Diário, nos perfis do Professor ou do Secretário), se a Instituição possuir um e se permitir particularização.
 
Inicialmente, o usuário precisa selecionar a classe em que irá trabalhar. Para isso, deverá informar o Departamento (ou órgão equivalente) a qual a classe pertence, o Período da classe e/ou as iniciais de um dos nomes que identificam a classe desejada (no campo “Digite aqui para filtrar“). Depois, deve acionar o botão Exibir
 
O sistema apresentará a lista das classes que fazem parte do Departamento informado. Se o usuário não informar o Departamento/Período, o sistema apresentará todas as classes as quais o usuário tem acesso. 
 
ATENÇÃO: o sistema só permite a definição de fórmula para a classe da turma que fecha caderneta.
Exemplo da interface Seleção de classe
Exemplo da interface Seleção de classe
Após o usuário selecionar a classe desejada (deve ser a classe que faz o fechamento da caderneta da atividade curricular), o sistema apresentará a interface Montar Fórmula para a atividade curricular em questão.
Exemplo da interface para definição de fórmula de avaliação

O usuário deve informar, para cada Grupo, os pesos para cada tipo de atividade pedagógica que compõe o Grupo. Ao concluir, ele deve acionar o botão Salvar.

Caso o usuário selecione uma classe da turma que não fecha caderneta, o sistema apresentará a mensagem de erro que aparece na figura abaixo, e a opção de editar a interface ficará desabilitada.

Exemplo da interface para definição de fórmula de avaliação com mensagem de erro

Caso o usuário tenha acesso apenas às atividades curriculares com uma única atividade pedagógica (uma única classe), o sistema não exibirá o menu Montar fórmula, do Sagres Diário, no perfil do Secretário ou do Professor, mesmo que o parâmetro que indica fórmula livre esteja ativo.

Caso o usuário selecione uma classe de uma atividade curricular que é composta por apenas uma atividade pedagógica, o sistema apresenta uma mensagem de erro apontando o problema:

Exemplo da interface para definição de fórmula de avaliação com mensagem de erro
Por fim, o usuário pode acessar os dados de uma nova Classe para trabalhar clicando sobre a opção “Escolher outra classe“, presente no cabeçalho da interface.
Acesso aos dados de outra classe​
Rolar para cima