Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Oferta de Turmas

Nesta rotina o usuário pode especificar as Turmas ou Classes Agregadoras (formadas por mais de uma Classe de Atividade Pedagógica), informando para quais cursos as vagas serão oferecidas. Acessível pelo menu Planejamento > Oferta de Turma, do Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.

  

O cadastramento das Classes das Atividades Pedagógicas que compõem as Turmas a serem criadas é pré-requisito para o cadastramento das Turmas.
  
O cadastramento das Turmas é pré-requisito para as rotinas de Sugestão de Matrícula, Proposta de Matrícula e Matrícula​.
 
Para acessar essa interface basta o usuário clicar sobre o menu especificado acima para que o sistema apresente a interface Oferta de Turma, onde o usuário  deverá  selecionar o Departamento, o Período Letivo e a Disciplina (Componente Curricular) com que vai trabalhar, e em seguida clicar sobre o botão Recuperar, para que a aplicação apresente as Turmas já cadastradas para a Disciplina. O sistema apresenta os nomes das turmas e o total de vagas oferecidas em cada uma delas.
Interface Oferta de Turma
 Existem dois botões na interface que auxiliam na inclusão e exclusão de Turmas.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Turma para o Disciplina. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Turmas já cadastradas, que serão excluídas, caso não ocorram erros, quando o usuário acionar o botão Salvar.
  
Para inserir uma nova Turma, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface Detalhe Oferta de Turma, onde o usuário deverá informar os dados da nova Turma, e usar o botão Confirmar, para que a aplicação registre as informações no sistema (veja descrição da interface Detalhe Oferta de Turma abaixo). Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”. Nem todos os atributos da Turma precisam ser informados no momento da inclusão, podendo ser inseridos posteriormente.
 
Para alterar uma Turma, o usuário deverá clicar sobre a Turma desejada, para que o sistema apresente os dados da Turma na interface Detalhe Oferta de Turma, onde ele deverá proceder as alterações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre as alterações no sistema (veja descrição da interface Detalhe Oferta de Turma abaixo). Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. 
 
Para excluir uma ou mais Turmas, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Turmas a serem excluídas, ou se quiser excluir todas os Turmas exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Classe/Vagas para que o sistema marque os Turmas exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Nota

O sistema não permite a exclusão de uma Turma se já existem Alunos matriculados.

Interface Detalhe da Oferta de Turma

Na interface Detalhe da Oferta de Turma temos as especificações da Turma em questão. A interface é composta de 6 Pastas: Turma, Distribuição de Vagas, Histórico das Operações, Turma do Curso, Unidade de Apoio, e Tutor(es).

Pasta Turma

Na Pasta Turma especificamos a descrição da Turma (que deverá seguir um padrão definido pela Instituição), a combinação das Classes que comporão a Turma (que depende das Atividades Pedagógicas que formam uma Turma da Disciplina em questão), e indicamos se é oferta em educação à distância, se permite aula intensiva, e se a oferta é para calouros.

Interface Detalhe Oferta de Turma - Pasta Turma

Na parte superior da Pasta, temos o campo Descrição, onde o usuário deverá informar o nome da Turma, e outros campos, que o usuário deverá marcar conforme a condição da Turma: se é Oferta em Educação a Distância, se é Oferta para Calouros, e se tem Aula Intensiva.

Nota

O sistema não permite a transformação da Turma em Oferta em  EAD, ou Oferta para Calouros se já existem Alunos matriculados.

 

Nota
 
Após salvar a Turma não será possível modificar o item que indica se a Turma permite aula intensiva.
 
Na área à direita da Pasta Turma aparecem todas as Classes das Atividades Pedagógicas ofertadas para a Disciplina em questão (Oferta de Classe​), com suas vagas oferecidas e vagas disponíveis.
 
Na parte esquerda da Pasta, o usuário deverá compor o conjunto de Classes que compõem a Turma. Para gerar a combinação de Classes o usuário deverá  utilizar  os botões abaixo
Botões para gerar a combinação de Classes da Turma
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Classe para a Turma. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Classes já cadastradas e marcadas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
  
Para inserir uma Classe na Turma, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha onde o usuário deverá selecionar as Classe que irã compor a Turma, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.
Interface Detalhe Oferta de Turma - Criando nova Turma​
Para alterar  as  Classes  que compõem a Turma, o usuário deverá selecionar as Classes e modificá-las; em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atua​lizado com sucesso“. 
Para excluir uma ou as  Classes  que compõem a Turma,, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Classes a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as Classes deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Classes para que o sistema marque as Classes exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
 
Observações
 
> As Classes das Atividades Pedagógicas selecionadas para compor a Turma devem atender às Atividades Pedagógicas definidas para a Disciplina.
 
> O Sistema não permite que uma determinada Classe faça parte de uma nova Turma, se não existirem mais vagas disponíveis na Classe (mensagem: “Não existem vagas disponíveis nesta classe”).
 
> O Sistema não permite que ocorram incompatibilidades na alocação de recursos na criação de uma Turma, isto é, ao se considerar as Atividades Pedagógicas da Turma (as Classes), não poderá ocorrer superposição entre as Classes, total ou parcial, de horários, no uso das salas, e de docentes.
 

> Em cada Turma só podemos ter uma única Classe que Fecha Caderneta (definição encontrada na interface de Cadastramento de Disciplina), portanto cada Classe que não Fecha Caderneta só pode estar associada a uma única Classe que Fecha Caderneta

 
Exemplo:
Uma  Disciplina com Turmas formadas pela combinação de Classes teóricas e práticas, podemos ter:
Classe teórica T01 com 30 vagas =>que Fecha Caderneta
Classes práticas P01, P02 e P03 com 10 vagas cada. 
Podemos então gerar as Turmas: T01P01, T01P02, T01P03, onde o número de vagas disponíveis de cada uma delas é: T01P01 = 10 vagas,  T01P02 = 10 vagas, T01P03 = 10 vagas.

Pasta Distribuição de Vagas

Na Pasta Distribuição de Vagas especificamos as vagas oferecidas para os Cursos que participarão da Turma.
São informadas para cada Curso as vagas: Disponíveis  => Saldo de vagas do curso, não alocadas a Alunos: [Oferecidas + Recebidas ] – [Preenchidas+ Cedidas]  
  • Oferecidas => Vagas criadas na definição da oferta inicial)
  • Abertas => Vagas criadas após a definição da oferta inicial
  • Recebidas => Vagas Transferidas de outro Curso
  • Preenchidas => Número de Alunos matriculados na Classe
  • Cedidas => Vagas Transferidas  para outro Curso.
  • Pós-Alocação => Atributo indica que os Alunos do Curso poderão disputar as vagas que restaram após a alocação de vagas para todos os Cursos.
  • Preench. Pós => Número de Alunos do Curso matriculados nas vagas de pós-alocação.
  • Principal => atributo indica que o Curso terá prioridade para a ocupação das vagas na matrícula. ​
Ao concluir, o usuário deverá acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso.
 
No cabeçalho desta Pasta é informado o total de Vagas Disponível para Pós-Alocação (vagas não distribuídas que serão solicitadas na Matrícula pelos Cursos que terão permissão para participar da disputa dessas Vagas).
Interface Detalhe Oferta de Turma – Pasta Distribuição de Vagas
Observações 
 
Inicialmente os valores da coluna Vagas Disponíveis são iguais aos da coluna Vagas Oferecidas, e se alteramos estes valores, estas alterações terão reflexos nas outras colunas, isto é, se acrescentamos vagas, elas aparecerão na coluna de Vagas Abertas, se diminuímos as vagas, elas serão subtraídas das Vagas Abertas ou até mesmo das Vagas Oferecidas (se o valor ficar menor que o das Vagas originalmente Oferecidas), e se ocorrer alguma transferência de vagas entre os Cursos, estas movimentações são apresentadas nas colunas de Vagas Recebidas e Cedidas, e também nas Disponíveis, e após a Matrícula, temos os valores das Vagas Preenchidas (que são abatidos das Vagas Disponíveis). 
 
Veja exemplo o passo a passo de Distribuição de Vagas entre Cursos clicando aqui Distribuição de Vagas
 
Ao distribuímos as vagas para os diversos Cursos, suas Unidades de Apoio, se existirem, estarão disponíveis para essa Turma, e na Pasta Unidade de Apoio que veremos mais adiante, algumas delas poderão ser selecionadas para indicar que apenas Alunos dessas Unidades poderão se matricular na Turma em questão.

Pasta Histórico das Operações

Na Pasta Histórico das Operações são apresentadas todas as movimentações de vagas da Turma desde a distribuição das vagas nos cursos​, as vagas abertas, as vagas transferidas (rotina Transferência de Vagas​), as vagas canceladas, etc. É uma pasta disponibilizada para consulta.

Interface Detalhe Oferta de Turma – Pasta Histórico de Operações

Pasta Turma do Curso

Na Pasta Turma do Curso é possível escolher as Turmas dos Cursos, dos cursos informados na Pasta Distribuição de Vagas, cujos alunos terão prioridade nas vagas dessa Turma. Essa prioridade irá restringir a Sugestão de Matrícula Web dessa Turma apenas para os Alunos das Turmas de Cursos selecionadas, mas não irá impedir a matrícula de Alunos de outras Turmas de Cursos.

Interface Detalhe Oferta de Turma – Pasta Turma do Curso

Na pasta temos 3 botões que auxiliam na inserção das informações.

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá selecionar uma nova Turma dos Cursos. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Turmas dos Cursos já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
  
Para inserir uma Turma dos Cursos o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha onde o usuário deverá selecionar a nova Turma de Curso, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
 
Para cada Turma de Curso o usuário poderá especificar um tipo de autorização de matrícula para os Alunos na Turma. A aplicação inicializa o campo com a opção “Sem Restrição“, que o usuário poderá alterar.
Tipos de autorizações para a matrícula
Para alterar uma ou mais Turmas dos Cursos, o usuário deverá modificar as Turmas dos Cursos a serem atualizadas, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. 
 
Para excluir uma ou mais Turmas dos Cursos, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Turmas dos Cursos a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as Turmas dos Cursos deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Turma do Curso/Autorização para Matrícula para que o sistema marque as Turmas dos Cursos  exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.
Nota

Os alunos são associados às Turmas do Curso na pasta Curso, campo Turma da interface de cadastro de Alunos.
As Turmas do Curso são criadas na Tabela de Turmas do Curso.
 

Pasta Unidade de Apoio​

A Pasta Unidade de Apoio possibilita a escolha das Unidades de Apoio cujos Alunos poderão se matricular nas vagas da Turma em questão. Essa prioridade restringe a matrícula nesta Turma apenas para os Alunos dessas Unidades de Apoio. Caso nenhuma Unidade de Apoio seja escolhida, não haverá restrição para os Alunos dos cursos que possuem oferta de vagas na Turma.

Interface Detalhe Oferta de Turma – Pasta Unidade de Apoio
Na esquerda da interface temos uma grade onde são disponibilizadas as Unidades de Apoio associadas aos Cursos alocados na Turma (na Pasta Distribuição de Vagas).
 
Na direita da interface temos uma grade onde são exibidas as Unidades de Apoio ​ alocados na Turma (na Pasta Distribuição de Vagas).
 
Para selecionar as Unidades de Apoio para a Turma, o usuário deverá marcar uma ou mais Unidades na tabela situada à esquerda, e utilizar as setas voltadas para a direita, encontradas no centro da interface. Se desejar selecionar todas, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho da tabela da esquerda, e também clicar nas setas voltadas para a direita, ou simplesmente clicar nas setas duplas voltadas para a direita. O sistema irá transferir as Unidades selecionadas para a tabela da direita da tela.
 
Para excluir uma ou mais Unidades já selecionadas (tabela da direita da tela), o usuário deverá marcar as Unidades desejadas, e clicar sobre as setas voltadas para a esquerda, ou se quiser excluir todas, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho da tabela da direita, e também acionar as setas voltadas para a esquerda, ou simplesmente clicar nas setas duplas voltadas para a esquerda. O sistema devolverá as Unidades para a tabela da esquerda.
 
Para que as informações sejam registradas no sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso.
Nota

Os alunos são associados às Unidades de Apoio na pasta Curso, Campo Polo   (rótulo configurado para Unidade de Apoio.​) da interface de Cadastro de Aluno.
As Unidades de Apoio são criadas na Tabela de Unidade de Apoio.

​Pasta Tutor(es)

Essa pasta só é habilitada se a Turma for para Educação à Distância (configurado na Pasta Turma). Nessa Pasta informamos os tutores que serão associados à Turma
 
 Os Tutores devem ser cadastrados anteriormente em Cadastro > Tutores, e associados aos Polos (Unidades de Apoio)  na pasta Unidade de Apoio.​
Interface Detalhe Oferta de Turma – Pasta Tutor(es)

Na Pasta Tutor(e)s estarão disponibilizados para seleção todos os Tutores que estão associados às Unidades de Apoio que foram selecionadas na Pasta Unidade de Apoio. Devemos selecionar os tutores desejados entre os listados. Sendo assim, se nenhuma Unidade de Apoio estiver associada à Turma na Pasta Unidade de Apoio, nenhum Tutor será disponibilizado para seleção.

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Tutor à Turma. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Tutores já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
  
Para incluir um Tutor à Turma,  usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha onde o usuário deverá informar o novo Tutor, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso.
  
 Para cada Tutor selecionado o usuário deve informar um Tipo de atuação na Turma.
Tipos de atuações
Para alterar um ou mais Tutores, o usuário deverá modificar os Tutores a serem atualizados, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem  “O registro foi atualizado com sucesso.​ 
 
Para excluir um ou mais Tutores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Tutores a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os Tutores deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Nome/Tipo para que o sistema marque os Tutores exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Relatórios Relacionados

  • Vagas Oferecidas/Preenchidas ​– relatório que apresenta as vagas oferecidas e preenchidas para as diversas Classes/Turmas das Atividades Curriculares oferecidas para os diversos Cursos;
plugins premium WordPress
Rolar para cima