Manual Sagres

​​​​​Cadastro de Tutores

Cadastro contendo informações dos Tutores da Instituição. Tutores são instrutores associados à cursos do tipo EAD (ensino à distância). Esta rotina é acessível através do menu Cadastro > Tutores, do Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.
 
O cadastro do Tutor é semelhante ao Cadastro do Docente quanto às informações pessoais. Adicionalmente devemos vinculá-lo a uma ou mais unidades de Apoio (Polos) acessando a pasta [Unidade de Apoio].
 
O nome a ser utilizado para a Unidade de Apoio pode ser definido no menu: Configurações > Currículo > Definições > [Rótulo para Unidade de Apoio] ​​
 
A inserção de informações nas tabelas de Nacionalidades, Estadesos da Federação, Estados Civis, Escolaridades, Tipos de Endereços, Tipos de TelefonesÓrgão Emissor de Identidade​, Cargos, Unidades de Apoio​ é pré-requisito para o cadastramento de Tutores. 
  
O cadastramento dos Tutores é pré-requisito para as rotinas de Oferta de Classes e Oferta de Turmas.
 
Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a tela inicial da interface Tutores, onde o usuário deverá  informar no campo Matrícula com qual Tutor irá trabalhar, caso queira fazer uma alteração ou exclusão, e em seguida clicar sobre o botão Recuperar, para que o sistema apresente na interface todos os dados do Tutor informado, ou poderá digitar uma nova matrícula e clicar sobre o botão Novo, caso queira fazer uma inclusão, para que o sistema apresente a interface, onde o usuário deverá informar os dados do novo Tutor.
Interface Tutores - Tela inicial

Se o usuário não souber o número de matrícula do Tutor desejado, ele poderá acionar a função Pesquisar, clicando sobre o ícone encontrado no final do campo Matrícula, para que o sistema apresente a interface Pesquisar, onde o usuário deverá informar parte do nome do Tutor desejado, e em seguida acionar o botão Recuperar. O sistema apresentará todos os Tutores cujos nomes iniciam com as letras informadas, e o usuário deverá clicar sobre os dados do Tutor desejado, para que a aplicação apresente os dados do Tutor selecionado na interface.

Interface Pesquisar
 Se a matrícula informada não existir no sistema, a aplicação apresentará a seguinte mensagem:
Mensagem de Aviso: Matrícula inexistente
Para excluir um Tutor, após a aplicação apresentar os dados do Tutor desejado na Interface Tutores, o usuário deverá clicar no botão Excluir, presente no rodapé da interface, para que o sistema remova o Tutor do cadastro. O sistema irá confirmar a exclusão, e caso seja confirmada, o Tutor será excluído, e se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Mensagem de Aviso: Confirmação da exclusão
Caso o usuário deseje fazer alterações, ele deverá realizar as modificações desejadas, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as atualizações realizadas. Caso não ocorram erros, a aplicação apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.  
 
Na inclusão, se a matrícula informada já existe no cadastro, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Mensagem de Aviso: Número de matrícula já existe
Na inclusão o usuário deverá preencher as informações do novo Tutor na interface apresentada (Interface Tutores), e em seguida acionar o botão Salvar. Caso não ocorram erros, a aplicação apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Nem todos os dados precisam ser preenchidos imediatamente, pois podem ser informados posteriormente.
 
Na inclusão, caso o CPF informado já tenha sido cadastrado na base de dados, o sistema questionará o usuário se deseja importar os dados já cadastrados. Se a resposta for sim, a aplicação apresentará os dados cadastrados. Portanto, se uma pessoa já foi cadastrada, seja como Aluno, Docente, Técnico, ou Tutor, não precisaremos informar novamente suas informações pessoais, pois elas poderão ser importadas.
Mensagem de Aviso: Confirmando importação de dados

Interface Tutores

 A interface Tutores é composta por 5 Pastas: Dados Pessoais, Complemento, Endereço, Telefone, Unidade de Apoio. Nem todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Pasta Dados Pessoais

Interface Cadastro de Tutores – Pasta Dados Pessoais
Na Pasta de Dados Pessoais incluímos os seguintes dados: Nome, Nome social, Pai, Mãe, Sexo, Data de Nascimento, Documentação (CPF, RG, Expedição, Tipo, Órgão Emissor, Estado), Estado civil, Cor/Raça, Estado, Naturalidade (só habilitado quando o Estado é informado), País, se é Naturalizado, Nacionalidade, E-mail. O sistema também permite incluir a foto do Tutor.
 
Para incluir a foto do Tutor basta deslizar o mouse no local reservado para a foto, quando aparecerá a frase “Alterar foto“, onde o usuário deverá clicar, para que o sistema apresente a interface Carregar Imagem, que permitirá localizar o arquivo com a foto que será associada ao Tutor que está sendo cadastrado. Nessa interface, o usuário deverá clicar no botão Procurar para localizar o arquivo, e ao localizá-lo, deverá clicar no botão OK.
Carregar arquivo com a foto do Tutor

Pasta Complemento

Interface Cadastro de Tutores – Pasta Complemento
Na Pasta Complementocadastramos mais algumas informações pessoais do Tutor: Home Page, Escolaridade, Profissão, Empresa, dados do Cônjuge (Nome, CPF, Profissão), Documentação (Doc. Militar, Tipo, Órgão, data de Expedição, Título de Eleitor (Número, Zona, Seção, Expedição Título, Órgão, Estado, Cidade), Passaporte), Visto estrangeiro (Número, Validade, Expedição, Data de Entrada), Deficiências (Física e/ou Visual, e/ou Auditiva e/ou Mental e/ou Intelectual), Auxílios, e o Tipo Sanguíneo.

Pasta Endereços

Interface Cadastro de Tutores – Pasta Endereço
 Nesta pasta informamos os endereços do Tutor: um principal (preferencial), e outros adicionais, se necessários. Inicialmente informamos os dados do endereço principaltipo do endereço (o sistema só aceita um endereço de cada tipo: comercial, residencial, temporário, etc.), CEP, rua, complemento (se necessário), número do imóvel, bairro,  estado, e a cidade, e para registrar as informações no sistema, acionamos o  botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“, e disponibilizará na parte denominada Outros Endereços três botões que permitem cadastrar endereços adicionais para o Tutor, caso existam.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um endereço adicional para o Tutor. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais endereços adicionais já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
 
Para inserir um endereço adicional o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma interface (observe a figura abaixo), onde o usuário deverá informar os dados do novo endereço, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Parte dos dados do endereço incluído aparecerá na pasta Endereços. Os endereços adicionais são definidos automaticamente como não preferenciais, condição que não pode ser alterada. 
Interface para detalhamento de um endereço
Para alterar um endereço, o usuário deverá clicar sobre o endereço que deseja modificar, para que o sistema apresente os dados do endereço selecionado numa interface (observe a figura acima), onde o usuário deverá fazer as alterações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Como já foi dito, os endereços adicionais são definidos automaticamente como não preferenciais, condição que não pode ser alterada.  
 
Para excluir um ou mais endereços adicionais, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os endereços a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os endereços exibidos na tela, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Tipo/Endereço/Preferencial  para que o sistema marque os endereços exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
ATENÇÃO
 
 O botão Excluir só deve ser utilizado para excluir o Tutor do cadastro.
 endereço principal é o preferencial, e será utilizado para endereçamento de correspondências.

 

Pasta Telefones

Interface Cadastro de Tutores – Pasta Telefones
Na Pasta Telefone informamos os telefones do Tutor: DDD, Número, Tipo, e se é Preferencial.  Apenas um telefone pode ser marcado como preferencial.
 
Existem três botões na interface que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo telefone para o Tutor. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais telefones já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Para inserir um telefone o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha, onde o usuário deverá informar os dados do novo telefone, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. O usuário pode definir um dos telefones como preferencial, mas apenas um telefone pode ser assim definido.
  
Para alterar um ou mais telefones, o usuário deverá modificar as informações dos telefones a serem atualizados, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
 
Para excluir um ou mais telefones, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os telefones a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os telefones exibidos na tela, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho DDD/Número/Tipo/Preferencial  para que o sistema marque os telefones exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Pasta Unidade de Apoio

Interface Cadastro de Tutores – Unidade de Apoio

Na Pasta Unidade de Apoio, informamos uma ou mais Unidades de Apoio que o Tutor está vinculado. As Unidades de Apoio geralmente são associadas para os Cursos voltados para o ensino à distância (EAD). Os Alunos desses Cursos poderão ser associados a uma das Unidades de Apoio dos Cursos que estão matriculados, quando o usuário cadastrar os dados do curso do Aluno.

Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Unidade de Apoio para o Tutor. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Unidades de Apoio já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
  
Para inserir uma Unidade de Apoio o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha, onde o usuário deverá informar a nova Unidade de Apoio, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
  
Para alterar uma ou mais Unidades de Apoio, o usuário deverá modificar as informações das Unidades de Apoio a serem atualizadas, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. 
 
Para excluir uma ou mais Unidades de Apoio o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Unidades de Apoio a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as Unidades de Apoio exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Unidade de Apoio para que o sistema marque as Unidades de Apoio exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Nota
 
A descrição da pasta Unidade de Apoio vai variar de acordo com o parâmetro que indica o rótulo para Unidade de Apoio definido nos Parâmetros do Sistema (ver com o Gestor do Sistema).

 

Relatórios Relacionados

– Dados Pessoais​ – relatório contendo os dados pessoais dos Alunos, Docentes, Técnicos e Tutores
Alocação de Tutores ​  relatório de Alocação de Tutores (Classes em que os Tutores foram associados)​
plugins premium WordPress
Rolar para cima