Manual Sagres

Tabela - Categoria

Tabela contendo as Categorias que poderão fazer parte dos currículos dos cursos, e poderão ser associadas aos componentes curriculares das grades desses currículos. Uma Categoria associada à um componente curricular indica se o componente deve ser obrigatoriamente cursado pelo Aluno​ ou ​não, se o componente curricular consta na grade do currículo do curso do Aluno ou não, e também seu tipo. 
 
Acessível pelo menu Tabela > Currículo > Categoria, do Sagres Acadêmico.​​
 
A inclusão de informações na tabela Categoria é pré-requisito para o cadastramento dos currículos​.
 
Nota
 
Um componente curricular (disciplinas) pode ser associado à diferentes Categorias​ em diversos currículos.
 

Ao clicar no menu citado, o sistema exibe a interface da tabela de Categoria.

Interface da Tabela Categoria
Dados da tabela: 
  • Descrição – Título da Categoria
  • Tipo – Nomenclatura para as atividades que compões o currículo de um curso.

    ​​​ Por padrão, o SAGRES Acadêmico usa o tipo de categoria Natureza.

     Os demais tipos (Campo de Formação, Dimensão, Eixo), foram solicitados por clientes. 

     Não existem regras ou procedimentos específicos para estes tipos.

Exemplos​ de Categoria tipo Naturezas  

  • Atividade Complementar – Atividades exigidas pelas Faculdades, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. Exemplos de Atividades Complementares:
    • Semanas acadêmicas;
    • Congressos;
    • Seminários;
    • Palestras;
    • Conferências;
    • Atividades culturais;
    • Publicação em revistas científicas; 
    • Integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional;
    • Atividades de iniciação científica;
    • Atividades de monitoria acadêmica;
  • Eletiva – Atividades para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica, o aluno regular da Instituição poderá cursar, como eletivas, disciplinas de Graduação que não pertençam à grade curricular de seu curso;
  • Optativa – Atividades de livre escolha do aluno (em um a lista oferecida pela Instituição) para compor o seu currículo de forma a atender uma formação mais personalizada do profissional que está sendo formado;
  • Obrigatória – Atividades Curriculares imprescindíveis de serem cursadas pelos alunos para obter o título;
  • Monografia –  Atividade dissertação ou tese científica que se destina a estudar um assunto em específico, normalmente apresentada como um trabalho de conclusão de curso de graduação e pós-graduação.  TCC – atividade de final de curso; pode ser uma monografia, um artigo científico, um relatório de pesquisa de campo, um relatório de atividade de extensão, entre outros;
  • ​Atividade Extracurricular – Atividades que o aluno realiza ou já realizou e que contribuem para a sua formação pessoal e profissional, sendo um meio de ampliação do seu currículo.  (Estágios, Semanas acadêmicas, congressos, seminários, simpósios, conferências, iniciação científica, monitoria, Cursos de extensão, oficinas, workshops e cursos de idiomas).
  • Consta na Grade – indicação se um componente curricular dessa Categoria deve constar na grade do currículo que ele faz parte.
  • Atividade Obrigatória​ – indicação se um componente curricular dessa Categoria é obrigatório ou não. 
O sistema exibe o total de Categorias já cadastradas na parte inferior da interface.​​​
 
Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de uma nova Categoria. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Categorias já cadastradas, que posteriormente poderão ser excluídas (botão Salvar). E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação​ das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), antes do usuário atualizar as informações no sistema com o (botão Salvar).​

Incluir uma nova Categoria

Após  clicar​​ ​​no botão Novo, o sistema apresentará a lista das Categorias já cadastradas com uma nova linha em branco no final da lista, o usuário deverá preencher os campos Descrição, Tipo, consta na Grade e Atividade​ Obrigatória ​​em seguida, o usuário deverá clicar sobre o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema a nova Categoria. ​​​​Caso os dados sejam preenchidos corretamente, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso.
 
Campos da tabela:
  • ​Descrição * – Nome da Categoria, será apresentado nos cadastros que utilizam a tabela de categoria;
  • Tipo de Categoria – nomenclatura das atividades que compõem o currículo de um curso. Veja detalhes no Glossário de Termos Acadêmico​;
  • Consta na Grade – Indicação,  se a categoria consta ou não da Grade Curricular;
  • Atividade Obrigatória – Indicação se a categoria é ou não é atividade obrigatória.​
Preparando a inclusão de uma nova Categoria
Atenção​
 
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.​​
 
Exemplo de alerta de preenchimento obrigatório

Alterar uma nova Categoria

Para alterar uma ou mais Categorias, o usuário deverá alterar as informações nas linhas com das Categorias desejadas, e em seguida clicar no botão Salvar, para que o sistema registre as alterações. Caso os dados sejam preenchidos corretamente o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso.

Excluir /Restaurar uma Categoria

Para excluir uma ou mais Categorias, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Categorias a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as Categorias exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição/Tipo/Consta da Grade/Atividade Obrigatória, da interface Categoria, para que o sistema marque as Categorias, e em seguida deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Preparando a exclusão de uma Categoria

​ Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Atenção​
 
Caso o usuário solicite a exclusão de uma Categoria que está sendo referenciada na Grade de algum currículo a mensagem de alerta a seguir aparecerá.
 
Exemplo de alerta de Categoria em uso
plugins premium WordPress
Rolar para cima